sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"BEM AVENTURADOS OS AFLITOS"





Bem Aventurados os que choram, porque serão consolados... Mateus Cap.5 vs. 4,6 e 10

O 5º capítulo do Evangelho 2º o Espiritismo é a explicação do porquê de nossas aflições.

Vamos trazer para os nossos dias as palavras do Evangelho.


Nossos filhos vão à escola para aprender a ler e a escrever. Fazem o ensino fundamental, o 2º grau, depois entram na faculdade e partem para o mercado de trabalho, estudando sempre para conseguir cada vez melhores condições e melhores salários para o sustento da família.

A média mínima para passar para outro período é 7. As matérias mais difíceis, geralmente são: matemática, física e química. Perdemos um ano ou o período e fazemos novamente. Começamos de novo até entender tudo direitinho e tirar a nota exigida para continuarmos.
Essa é a escola que nos traz condições para conseguir bens materiais.


E a escola que nos ensina superar as dificuldades, as doenças, a falta de dinheiro?

É a escola terrena meus irmãos.

Como dizia minha mãe. Ninguém pode se recusar a cursar a escola da vida. Essa é obrigatória. Não tem como dizer: “Hoje eu não quero estudar. Vou desistir”. A escola terrena exige dedicação, trabalhos bem feitos e principalmente muito amor e muito perdão.

Essas matérias são as aflições:

Família: É uma das disciplinas mais difíceis. Um filho problema, uma esposa nervosa, um marido que bebe, sem contar o dia a dia.
A dedicação a família é o perdão, o diálogo, a compreensão e o amor.


Doença: É importante cuidar do nosso corpo para que tenhamos condições de enfrentar a escola terrena.

Se não controlamos a alimentação, estaremos sempre nervosos e incapazes de enfrentar situações que enfrentaríamos com facilidade.
Se estivermos nervosos na prova de matemática, não conseguiremos fazer os cálculos necessários para chegar ao resultado correto.
Se não cuidarmos do nosso corpo, também não teremos uma boa nota na prova da vida terrena.
Quantas doenças poderíam ser evitadas se cuidássemos melhor do nosso corpo?
A carne vermelha, por exemplo, nosso organismo demora 24 horar para fazer a digestão, ficamos sonolentos e nervosos. Nesse momento, se um filho vai falar com o Pai ele já grita. Sai daqui que eu quero descansar. Tenho que levantar cedo amanhã.

É preciso ter muita fé e muita coragem para enfrentar a disciplina da doença. Muito evangelho no lar. O apoio dos amigos e dos familiares é uma ajuda muito importante.


Riqueza : Essa disciplina é uma oportunidade para que o Espírito faça muito pelos seus semelhantes.Além de ter o seu conforto, ainda oferecê-lo a muitos por meio de ajuda a entidades filantropicas.

Eu conheço um Dono de Supermercado de Minas Gerais, que fez voto de pobreza.
Ele e a mulher vivem modestamente e se dedicam a ajudar os outros.
Na palestra que ele faz, sempre diz que é possível ser feliz com pouco.
Esses são espíritos que estão na terra para servir de exemplo a outros e mostrar que a alegria não está na riqueza e sim no como se usa a riqueza.


Pobreza: Viver com o mínimo às vezes traz mais felicidade do que se fosse possível ter tudo.
Cada pequena conquista é uma alegria sem flm. Um aparelho domésico para mãe, um brinquedo para o filho, um sapato novo.
Uma família pobre que se une, um é pelo outro e todos se compreendem é uma felicidade sem fim.


Intelectualidade: É preciso buscar a instrução, o estudo, para entender o mecanismo de todas as coisas. Quando um Espírito já tirou nota 10 nessa disciplina ou em outra qualquer, reencarna apenas para se diplomar em matérias que ainda não conseguiu a nota máxima.
Por isso vemos famílias em mehores condições e outras com mais dificuldades.Seus componentes se diplomaram por exemplo na matéria família. Por isso há compreensão e harmonia.

Trabalho: Ter estabilidade no trabalho hoje em dia é muito difícil. A concorrência é muito grande. Não podemos ficar sem emprego. Portanto, temos que aceitar o que aparece para sustentar aqueles que dependem de nós. Essa matéria exige muita luta e disciplina.



Causas da Aflição vida atual ou anterior:
Esquecimento do passado: O Espírito quando reencarna esquece a vida anterior e começa de novo conforme as matérias que ainda não conseguiu se diplomar.


Essas são apenas algumas matérias da escola terrena, irmãos queridos. Vamos nos aplicar a fim de que possamos nos diplomar em todas as matérias, para voltarmos a Pátria Espiritual sem ter mais que viver em um mundo de Provas e Espiações.

“A felicidade não é a autoria de conflito e sim a habilidade de saber lidar com ele.
Uma pessoa feliz não tem o melhor de tudo mas ela tem tudo melhor”.
(não consegui descobrir o autor)

Que a Paz do Senhor permaneça com todos
Graças a Deus.
(Resumo de Exposição Evangelíca efetuada na
Casa Espírita Ave Cristo em 26/08/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário